top of page

Como escrever um livro SOMENTE pelo CELULAR?

Atualizado: 2 de fev. de 2022


1. Baixe o aplicativo Canva e o Google Docs


Todos os dois aplicativos estão disponíveis tanto para Android, quanto para IOS.



2. Acesse pexels.com e procure uma imagem para a capa e o verso do seu livro


Exemplo: se o livro for de um drama adolescente, pesquise por: garota triste. Dica: traduza a pesquisa para inglês e veja mais opções de fotos. E sim, todas as fotos são gratuitas, mas lembre-se de adicionar os créditos na ficha catalográfica do seu livro.



3. Abra o Canva, clique no mais roxo e selecione "tamanho personalizado"


Coloque 1750 de largura e 2479 de altura, isso para os livros no tamanho A5 (14,8cm x 21cm), caso o seu livro seja de outro tamanho, por exemplo, um A4 (folha de ofício), pesquise no Google o tamanho da folha em cm e depois converta para pixels.



4. Insira a imagem de capa


Vá para Uploads e clique em "Fazer upload", em seguida, adicione textos e o que mais você desejar, por fim, clique na seta virada para baixo e salve a sua image de capa.



5. Insira a imagem do verso


Faça o mesmo processo. Se tiver dúvidas, dá uma olhada no vídeo complementar no final do post.



6. Abra o Google Docs


Faça login e clique no + para criar um novo documento. Sempre edite com a opção "Layout de impressão" ativada, ela fica nos três pontinhos ao canto superior direito do app. Em seguida, insira a imagem de capa clicando no +, clique nela e vá para o penúltimo botão, selecione "Quebrar texto", role para baixo e troque a posição "Mover com o texto" para "Posição fixa", posicione até que toda a página esteja coberta com a imagem.



7. Escreva o livro


Você pode escolher as fontes, destacar uma palavra ou frase com o negrito, um itálico ou sublinhado, mudar o alinhamento do texto, colocar uma predefinição •, caixas de seleção [ ] etc.



8. Finalize o livro


Por fim, insira a imagem do verso, fazendo o mesmo processo da capa, leia o livro, corrija os erros e exporte (salve) como PDF.



 



Diogo Miguel

Autor da Quiçá Books



Um escritor, criador de histórias e apaixonado por elas desde 2013. São 8 anos produzindo histórias através de livros, vídeos, fotos, conversas e até em um curta-metragem. Amo escrever em dias de chuva, conhecer pessoas novas, passar altas horas conversando com os amigos, sempre tenho ideias mirabolantes, acho que não vai dar muito certo, mas no final sempre me surpreendo. Faço parte de uma editora que desde o início vem investindo em autores iniciantes, mesmo sem ganhar nada em troca. Esse é um pouco sobre mim, se quiser me conhecer melhor é só ir na sua rede social e digitar: @miguel.wmv, muito prazer!



 


Vídeo complementar:




114 visualizações0 comentário

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page