Como escrever um livro sozinho?
- Quiçá Books
- 12 de mar. de 2021
- 3 min de leitura
Atualizado: 2 de fev. de 2022
1. Tenha uma ideia para o livro
Exemplo: Falar sobre uma garota que está no ensino médio e sofre bullying, porém, no final ela supera a dificuldade e dá uma lição nos seus perseguidores.
2. Escolha o gênero
Exemplo: Ficção, não-ficção, suspense, ficção científica, drama, fantasia, horror, poesia, romance, comédia etc.
3. Construa a história com base na ideia
Exemplo: No início eu apresento a Abbie, 19 anos, solteira, inteligente e introvertida. Em seguida eu conto um pouco da história dela com a sua mãe, a Betty, e como ela é fechada com o restante da sua família. Falo do comportamento dela na escola e crio vários conflitos do John com ela, e no meio desses conflitos aparece o Pitter, que sempre a defende. No fim, o John é traído pelos seus amigos e é expulso do colégio, isso gera uma confusão dentro da sua casa, diversas vaias dos seus colegas no seu último dia aula e muita humilhação diante de todo mundo, e é onde Abbie e Pitter se oferecem para ajudá-lo, fazendo ele (John) abrir seus olhos para o mal do bullying.
Dica:
É extremamente importante que você leia constantemente, principalmente livros que sejam do mesmo gênero que o seu. Isso vai te ajudar na escrita, nos detalhes, na ortografia e em como falar com o seu público.
4. Escolha um aplicativo para escrever
Eu uso o Google Docs por diversos motivos, como:
- É online e salva automaticamente
- Posso compartilhar com outras pessoas, para que elas vejam e também escrevam
- Tem diversas ferramentas de diagramação (design do interior do livro)
- Consigo escrever no celular, tablet, notebook ou computador
Mas você também pode escolher algum outro aplicativo de escrita online ou até o Word do seu computador, só não use o bloco de notas.
5. Escolha um aplicativo para fazer as artes
Designs que você precisa fazer pro seu livro:
- a capa, o meio e o verso do livro
- o miolo (design interior)
- orelhas, se tiver (parte curta de dentro do livro que vem junto com a capa, tipo uma continuação, geralmente falando sobre o autor do livro)
Eu uso o Photoshop, mas você pode usar o Photoscape (gratuito e para PC) ou até mesmo o Canva (gratuito e para Android e IOS).
6. Faça a diagramação
- contra-capa
- página de agradecimento
- ficha catalográfica
- sobre o autor (a)
- sumário
- adicione os números das páginas
- insira imagens (se necessário)
- e orelhas, se tiver (parte curta de dentro do livro que vem junto com a capa, tipo uma continuação, geralmente falando sobre o autor do livro)
7. Faça a finalização
Quando terminar, leia seu livro novamente e corrija os erros, troque informações, adicione detalhes etc. Se tiver alguma dúvida de ortografia, pesquise no Google ou pergunte para um professor (a) de português. Em seguida, exporte (salve) seu livro em PDF.
8. Publique seu livro
Algumas plataformas como a Amazon Kindle ou o Google Play Livros são ótimas plataformas para você publicar seu livro, seja na forma digital ou física.
Se você deseja comercializar e ter os direitos autorais do seu livro, é importante registrá-lo na Câmara Brasileira de Livros.
Você irá precisar:
- ISBN
- Código de barras
- Ficha catalográfica
- Registro de direito autoral

Diogo Miguel
Consultor de Escritores da Quiçá Books
Diogo Miguel é consultor literário com uma experiência consolidada há 4 anos, ajudando escritores a transformar suas ideias em livros inesquecíveis. Com uma abordagem personalizada e atenta às necessidades de cada autor (a), ele oferece orientação em todas as etapas do processo criativo, desde a concepção da ideia até a publicação final. Durante sua carreira, colaborou na publicação de mais de 25 livros, em diversos gêneros literários, distribuídos em 4 países. Sua expertise abrange desde o desenvolvimento de narrativas envolventes até a revisão técnica e estratégica, garantindo que cada obra atinja seu máximo potencial no mercado editorial. Apaixonado pelo mundo dos livros, Miguel continua a contribuir para a literatura com seu conhecimento e dedicação, ajudando novos talentos a emergirem no cenário global.
Vídeo Complementar:
Komentarze