top of page

Como escrever um livro sozinho?

Atualizado: 2 de fev. de 2022


1. Tenha uma ideia para o livro


Exemplo: Falar sobre uma garota que está no ensino médio e sofre bullying, porém, no final ela supera a dificuldade e dá uma lição nos seus perseguidores.



2. Escolha o gênero


Exemplo: Ficção, não-ficção, suspense, ficção científica, drama, fantasia, horror, poesia, romance, comédia etc.



3. Construa a história com base na ideia


Exemplo: No início eu apresento a Abbie, 19 anos, solteira, inteligente e introvertida. Em seguida eu conto um pouco da história dela com a sua mãe, a Betty, e como ela é fechada com o restante da sua família. Falo do comportamento dela na escola e crio vários conflitos do John com ela, e no meio desses conflitos aparece o Pitter, que sempre a defende. No fim, o John é traído pelos seus amigos e é expulso do colégio, isso gera uma confusão dentro da sua casa, diversas vaias dos seus colegas no seu último dia aula e muita humilhação diante de todo mundo, e é onde Abbie e Pitter se oferecem para ajudá-lo, fazendo ele (John) abrir seus olhos para o mal do bullying.



Dica:

É extremamente importante que você leia constantemente, principalmente livros que sejam do mesmo gênero que o seu. Isso vai te ajudar na escrita, nos detalhes, na ortografia e em como falar com o seu público.



4. Escolha um aplicativo para escrever


Eu uso o Google Docs por diversos motivos, como:


- É online e salva automaticamente

- Posso compartilhar com outras pessoas, para que elas vejam e também escrevam

- Tem diversas ferramentas de diagramação (design do interior do livro)

- Consigo escrever no celular, tablet, notebook ou computador


Mas você também pode escolher algum outro aplicativo de escrita online ou até o Word do seu computador, só não use o bloco de notas.



5. Escolha um aplicativo para fazer as artes


Designs que você precisa fazer pro seu livro:


- a capa, o meio e o verso do livro

- o miolo (design interior)

- orelhas, se tiver (parte curta de dentro do livro que vem junto com a capa, tipo uma continuação, geralmente falando sobre o autor do livro)


Eu uso o Photoshop, mas você pode usar o Photoscape (gratuito e para PC) ou até mesmo o Canva (gratuito e para Android e IOS).



6. Faça a diagramação


- contra-capa

- página de agradecimento

- ficha catalográfica

- sobre o autor (a)

- sumário

- adicione os números das páginas

- insira imagens (se necessário)

- e orelhas, se tiver (parte curta de dentro do livro que vem junto com a capa, tipo uma continuação, geralmente falando sobre o autor do livro)



7. Faça a finalização


Quando terminar, leia seu livro novamente e corrija os erros, troque informações, adicione detalhes etc. Se tiver alguma dúvida de ortografia, pesquise no Google ou pergunte para um professor (a) de português. Em seguida, exporte (salve) seu livro em PDF.


8. Publique seu livro


Algumas plataformas como a Amazon ou o Google Play Livros são ótimas plataformas para você publicar seu livro, seja na forma digital ou física.


Se você deseja comercializar e ter os direitos autorais do seu livro, é importante registrá-lo na Câmara Brasileira de Livros.


Você vai precisar:


- De um ISBN

- Código de barras

- Ficha catalográfica

- Registro de direito autoral


Em média vai sair uns R$200, lembrando que é opcional, mas extremamente importante.




 



Diogo Miguel

Autor da Quiçá Books



Um escritor, criador de histórias e apaixonado por elas desde 2013. São 8 anos produzindo histórias através de livros, vídeos, fotos, conversas e até em um curta-metragem. Amo escrever em dias de chuva, conhecer pessoas novas, passar altas horas conversando com os amigos, sempre tenho ideias mirabolantes, acho que não vai dar muito certo, mas no final sempre me surpreendo. Faço parte de uma editora que desde o início vem investindo em autores iniciantes, mesmo sem ganhar nada em troca. Esse é um pouco sobre mim, se quiser me conhecer melhor é só ir na sua rede social e digitar: @miguel.wmv, muito prazer!



 

Vídeo Complementar:





Comentários

Avaliado com 0 de 5 estrelas.
Ainda sem avaliações

Adicione uma avaliação
bottom of page